outubro 01, 2011

Arte gráfica e cinema - "Flicks - how the movies began", de Arnold Schwartzman

 "Flicks - how the movies began" é um livro escrito e projetado pelo designer britânico Arnold Schwartzman. É um livro raro, que nunca foi comercializado, já que foi criado para ser oferecido como uma recordação aos convidados da 73ª edição da entrega do Oscar, em 2001, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. É um livro que presta tributo aos antigos dispositivos ópticos, que criavam a sensação da percepção do movimento em figuras estáticas, baseados no fenômeno da persistência da visão - princípio este que levou à invenção do cinema.

O que torna "Flicks" um livro singular é o fato de que Schwartzman não apenas ilustra, mas recria os dispositivos ópticos (como o taumatróprio, fenaquistoscópio e zootrópio, por exemplo), possibilitando a manipulação dos mesmos pelo leitor, através de recursos de acabamento gráficos (como o pop-up, por exemplo), construindo um fascinante livro-objeto, cujo interesse extrapola o conteúdo textual, já que chama a atenção principalmente para a sua materialidade e estimula o leitor à interação, através da manipulação.

Abaixo, o excelente vídeo de apresentação do livro, criado pelo Broad.cat na ocasião de uma palestra dada por Schwartzman no final do ano passado em Barcelona, no Broad.cat 2010, encontro internacional de design audiovisual.

 

Flicks - How the Movies Began by Arnold Schwartzman from Broad.cat on Vimeo.
Titulo comentário

0 comentários

Postar um comentário