Quem gosta de desenhar sabe o quanto pode ser divertido explorar visualmente os extremos de uma expressão, seja ela de dor, alegria, tristeza, espanto ou o que quer que seja. É uma maneira de criar uma caricatura de um sentimento ou reação, deformando o aspecto original de um ser até o limite do reconhecimento. No campo da animação, a súbita mudança de um personagem para uma expressão nos seus extremos é uma gag que sempre funciona. Nos anos 1930, 1940 e 1950 Tex Avery foi o grande mestre das expressões extremas, fazendo disso uma de suas marcas registradas, principalmente nos cartoons do cachorro Droopy.
Abaixo, “Cheap Joke”, de Ian Miller, um exemplo recente da exploração gráfica de uma expressão até o seu limite. Com um estilo de animação singular, assumidamente grotesco, que provoca simultaneamente riso e repulsa, Miller é também o criador/animador do ótimo “True Confessions”, apresentado no Ottawa International Animation Festival de 2009.
Cheap Joke from Ian Miller on Vimeo.
ENGLISH TRANSLATION FROM PORTUGUESE:
Who likes to draw knows how much fun can be to visually explore the extremes of an expression, be it pain, joy, sadness, surprise or whatever. It is a way to create a caricature of a feeling or reaction, deforming the original appearance of a being to the edge of recognition. In the field of animation, the sudden change from one character to an extreme in their expression is a gag that always works. In the 1930s, 1940s and 1950s Tex Avery was the great master of extreme expressions, making it one of its trademarks, especially in the Droopy cartoons.
Above, "Cheap Joke" by Ian Miller, a recent example of the graphic exploration of an expression to its limit. With a unique style of animation, admittedly grotesque, which causes both laughter and disgust, Miller is also the creator / animator of the great "True Confessions", presented at the Ottawa International Animation Festival in 2009.
0 comentários
Postar um comentário