agosto 04, 2011

A tradição visionária polonesa em "Chick"

“Chick” é um curta de animação com um design interessantíssimo. Apesar de já ser bastante popular na web, tendo sido divulgado em vários sites e blogs, acho significativo apresentá-lo também no GRAPHICINEMA, aproveitando a deixa dele estar sendo exibido neste mês em São Paulo, como parte da mostra de animação do FILE (Festival Internacional da Linguagem Eletrônica), que vai até o dia 21 de agosto (hotsite do FILE aqui).

"Chick" foi dirigido e concebido visualmente pelo polonês Michal Socha, que com este trabalho faz jus à tradição visionária do seu país no campo das artes visuais e audiovisuais. A Polônia sempre foi um celeiro de grandes artistas, com trabalhos ousados e de grande imaginação, em cartazes, filmes e animação. É a terra de Henryk Tomaszewski, Wiktor Gòrka, Wieslaw Walkuski, Roman Cieslewicz, Walerian Borowczyk e Jan Lenica, entre muitos outros.


CHICK from Mayki on Vimeo.

É possível perceber no curta de Socha (que também é designer gráfico) uma tendência marcante do design e da animação polonesa, que é a de transformar sentimentos e vivências cotidianas em experiências assustadoramente surreais. Outra característica é o emprego do design como o principal elemento da comunicação. Nas peças polonesas, o design não é empregado apenas para dar suporte a um assunto. O assunto é que se apresenta apenas como uma desculpa para o design. Em outras palavras, o design é o assunto. Isto é o que faz com que os cartazes e as animações polonesas sejam tão atraentes ao olhar.

Cartazes de Jan Lenica e Roman Cieslewicz (topo); Wieslaw Walkuski e Kaja Renkas.


 

Estudos de Michal Socha para "Chick"

-----------

Para conhecer mais o trabalho de Socha: www.michalsocha.com


Titulo comentário

0 comentários

Postar um comentário