setembro 25, 2011

Analogias entre expressão corporal e o traço do desenho



O húngaro Marcell Jankovics (nascido em 1941) integrou o grupo de animadores do lendário Pannónia Filmstúdió, um órgão de cinema estatal (até 1986) da Hungria que produziu, entre os anos 1960 e 1980, impressionantes filmes de animação que conquistaram vários prêmios internacionais (como o Oscar e a Palma de Ouro em Cannes) e influenciaram várias gerações de animadores no mundo todo. Nos anos 1970, Jankovics se firmou como um dos mais bem sucedidos animadores do Pannónia. Os curtas "Mélyvíz" (1970) e "Sisyphus" (1973) estão entre os seus trabalhos mais conhecidos e notáveis. Ambos são elaborados estudos sobre a expressão corporal, além de serem exercícios sobre o potencial expressivo do traço do desenho, empregado para traduzir visualmente - e não somente representar de forma realista - contrações físicas. Em "Mélyviz" (águas profundas, em português) um homem se debatendo desesperadamente para não perder a vida afogando-se, é animado numa constante mutação do seu design, em deformações que vão expressando os diferentes estágios do seu desespero, diante de um inevitável destino.
   



Mélyvíz (1970) por WackyJacky

Como o próprio nome indicia, "Sisyphus" baseia-se na lenda de Sísifo que, segundo a mitologia grega, é um humano que foi condenado pelos deuses a realizar um trabalho monótono e cansativo - o de rolar uma grande pedra para o alto de uma montanha, tarefa esta que dura toda a eternidade, já que, ao chegar ao cume, a pedra sempre rola de volta, retornando ao ponto de partida. Janckovics alterna a espessura dos traços, entre grossos e finos, empregando-os como uma analogia ao processo de inspiração e expiração do personagem. Na alternância entre esforço e (quase) repouso, Sísifo e sua pedra, em alguns momentos, tornam-se uma composição abstrata, reduzida a linhas de força.







Marcell Jankovics - Sisyphus (1974) por jeremyfox

2 comentários:

  1. Incrível que animações como estas passam desapercebidas por quem está chegando agora. São de uma riqueza de sons e movimentos incrível, e os efeitos sonoros dão ainda mais detalhes até mesmo na quase completa abstração da forma (a pedra de Sísifo aumenta de tamanho gradualmente ao longo da subida)... Essas mutações incríveis na forma me lembraram muito as animações dentro do filme "The Wall" de Pink Floyd, ou até mesmo alguns trechos de "Fantasia".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar Eclypsia. Participações como a sua só enriquecem o conteúdo do blog.

    ResponderExcluir